quinta-feira, 19 de junho de 2008

Mercosul

O Mercosul (em português: Mercado Comum do Sul, castelhano: Mercado Común del Sur, Mercosur) é a União Aduaneira (livre comércio intrazona e política comercial comum) de cinco países da América do Sul. Em sua formação original o bloco era composto por quatro países: Argentina, Brasil, Paraguai e Uruguai. Desde 2006, a Venezuela depende de aprovação dos congressos nacionais para que sua entrada seja aprovada.
As discussões para a constituição de um mercado econômico regional para a
América Latina remontam ao tratado que estabeleceu a Associação Latino-Americana de Livre Comércio (ALALC) desde a década de 1960. Esse organismo foi sucedido pela Associação Latino-Americana de Integração na década de 1980. À época, a Argentina e o Brasil fizeram progressos na matéria, assinando a Declaração de Iguaçu (1985), que estabelecia uma comissão bilateral, à qual se seguiram uma série de acordos comerciais no ano seguinte. O Tratado de Integração, Cooperação e Desenvolvimento, assinado entre ambos os países em 1988, fixou como meta o estabelecimento de um mercado comum, ao qual outros países latino-americanos poderiam se unir.
Com a adesão do
Paraguai e do Uruguai, os quatro países se tornaram signatários do Tratado de Assunção (1991), que estabelecia o Mercado Comum do Sul, uma aliança comercial visando a dinamizar a economia regional, movimentando entre si mercadorias, pessoas, força de trabalho e capitais. Inicialmente foi estabelecida uma zona de livre-comércio, em que os países signatários não tributariam ou restringiriam as importações um do outro. A partir de 1 de janeiro de 1995, esta zona converteu-se em união aduaneira, na qual todos os signatários poderiam cobrar as mesmas quotas nas importações dos demais países (Tarifa Externa Comum). No ano seguinte, a Bolívia e o Chile adquiriram o status de associados. O Chile encontra-se em processo de aquisição do status de associado pleno depois de resolver alguns problemas territoriais com a Argentina. Outras nações latino-americanas manifestaram interesse em entrar para o grupo, mas, até o momento, somente a Venezuela levou adiante sua candidatura. Embora sua incorporação ao Mercosul ainda dependa da aprovação dos congressos nacionais do bloco.
Em
2004, entrou em vigor o Protocolo de Olivos (2002), que criou o Tribunal Arbitral Permanente de Revisão do Mercosul, com sede na cidade de Assunção (Paraguai). Uma das fontes de insegurança jurídica nesse bloco de integração era a falta de um tribunal permanente.
Muitos sul-americanos vêem o Mercosul como uma arma contra a influência dos
Estados Unidos na região, tanto na forma da Área de Livre Comércio das Américas quando na de tratados bilaterais. Uma prova disso é a criação da Universidade do Mercosul, que vai priorizar a integração regional no modelo de educação.
Comentário: Entre os países membros, Praguai, Uruguai, Argentina e Brasil, o nosso país que mais exporta para os países associados pora causa do seu enorme Parque Industrial.
De acordo com o texto acima, a Venezuela quaer se integrar ao Mercosul tendo os mesmos direitos que os países membros. A única diferença entre os doisé o nome que a Venezuela vai receber.

segunda-feira, 19 de maio de 2008

A Globalização no Mundo

MUNDO GLOBALIZADO

  • O que é um mundo globalizado?
É considerado um mundo globalizado quando ocorre uma transformação muito rápida a partir do término da 2ª Guerra Mundial.
  • Quais são as suas consequências?

Com um mundo globalizado há:

- maior integração entre os países;
- cresce o número de avanços tecnológicos;
- barateamento dos meios de transportes de produtos e comunicações entre países;
- a qualidade aumenta e o preço cai dos produtos, pois há mais concorrência;
- aumenta os tipos de marcas de produtos (fim do monopólio);
  • Quais são as consequências para os países?

- Alguns países pobres começam há entrar em desenvolvimento (ex. Brasil).

- Começa um mundo capitalista onde você só é valorizado se tiver bens (dinheiro).

- Os países querem exportar mais (déficit) e importar menos (superávit).

- O país começa ser valorizado se tiver uma reserva cambial alta.

  • O que é Reserva Cambial?

- Reserva Cambial é uma "poupança" do país onde se guarda o lucro da diferença da exportação para importação;

- Ex: O Brasil vende 100 para o exterior e compra 20 em um mês. Neste caso, o nosso país vendeu mais do que comprou -superávit- e a diferença dos dados acima vai para a Reserva Cambial.

- Esta reserva se for alta, dá uma garantia para os ivestidores investirem nas indústrias do país;

- É ali onde se guarda as moedas estrangeiras;

- Se tira daí o dinheiro para pagar as dívidas externas do país;

- Hoje o Brasil tem 200 bilhões de dólares tem nesta reserva;

  • Por que não usamos este dinheiro da reserva cambial com educação, saúde...?

Não utilizamos este dinheiro para melhorar o nosso país, porque, por exemplo, não sabemos se no futuro teremos dívidas com outros países. Se tivermos uma reserva baixa, não poderemos pagar e também não passa segurança para os investidores investirem aqui.

Texto feito com o meu entendimento sobre o assunto com base nos sites:

www.aindaamoscaazul.blogspot.com/2006/07/reserva-cambial.html - 15k

www.pt.wikipedia.org/Globalização-61k

sexta-feira, 25 de abril de 2008

Vulcões

Vulcão


Vulcão: é uma estrutura geológica criada quando o magma, gases e partículas quentes (como cinzas) escapam para a superfície terrestre. Eles ejectam altas quantidades de poeira, gases e aerossóis na atmosfera, podendo causar resfriamento climático temporário. São frequentemente considerados causadores de poluição natural. Tipicamente, os vulcões apresentam formato cónico e montanhoso.

Vulcão Kanaga no Alaska, em 27 de Janeiro de 1994.
A erupção de um vulcão pode resultar num grave desastre natural, por vezes de consequências planetárias. Assim como outros desastres dessa natureza, as erupções são imprevisíveis e causam danos indiscriminados. Entre outras coisas, tendem a desvalorizar os imóveis localizados em suas vizinhanças, prejudicar o turismo e consumir a renda pública e privada em reconstruções. Na Terra, os vulcões tendem formar-se junto das margens das placas tectónicas. No entanto, existem excepções quando os vulcões ocorrem em zonas chamadas de hot spots (pontos quentes). Por outro lado, os arredores de vulcões, formados de lava arrefecida, tendem a ser compostos de solos bastante férteis para a agricultura.
A palavra "vulcão" deriva do nome do deus do fogo na mitologia romana Vulcano. A ciência que estuda os vulcões designa-se por vulcanologia.
Tipos de vulcão:
· Vulcão-escudo: o Havaí e a Islândia são exemplos de locais onde são encontrados vulcões que expelem enormes quantidades de lava que gradualmente constroem uma montanha larga com o perfil de um escudo. As escoadas lávicas destes vulcões são geralmente muito quentes e fluidas, o que contribui para ocorrerem escoadas longas. O maior vulcão deste tipo na Terra é o Mauna Loa, no Havaí, com 9000 m de altura (assenta no fundo do mar) e 120 km de diâmetro. O Monte Olimpus em Marte é um vulcão-escudo e também a maior montanha do sistema solar.
· Cones de escórias: é o tipo mais simples e mais comum de vulcões. Esses vulcões são relativamente pequenos, com alturas geralmente menores que 300 metros de altura. Formam-se pela erupção de magmas de baixa viscosidade, com composições basálticas ou intermediárias.
· Estratovulcões: também designados de "compostos", são grandes edifícios vulcânicos com longa atividade, forma geral cônica, normalmente com uma pequena cratera no cume e flancos íngremes, construídos pela intercalação de fluxos de lava e produtos piroclásticos, emitidos por uma ou mais condutas, e que podem ser pontuados ao longo do tempo por episódios de colapsos parciais do cone, reconstrução e mudanças da localização das condutas. Alguns dos exemplos de vulcões deste tipo são o Teide na Espanha, o Monte Fuji no Japão, o Cotopaxi no Equador, o Vulcão Mayon nas Filipinas e o Monte Rainier nos EUA. Por outro lado, esses edifícios vulcânicos são os mais mortíferos da Terra, envolvendo a perda da vida de aproximadamente 264000 pessoas desde o ano de 1500.
· Caldeiras ressurgentes: são as maiores estruturas vulcânicas da Terra, possuindo diâmetros que variam entre 15 e 100 km². À parte de seu grande tamanho, caldeiras ressurgentes são amplas depressões topográficas com uma massa elevada central. Exemplos dessas estruturas são a Valles (EUA), Yellowstone (EUA) e Cerro Galan (Argentina).
· Vulcões submarinos: são aqueles que estão abaixo da água. São bastante comuns em certos fundos oceânicos, principalmente na dorsal meso-atlântica. São responsáveis pela formação de novo fundo oceânico em diversas zonas do globo. Um exemplo deste tipo de vulcão é o vulcão da Serreta no Arquipélago dos Açores.

Retirado:www.wikipedia.com